Foto: William Brasil (Divulgação)
Em Caçapava do Sul, chuva de terça-feira gerou prejuízos em pelo menos 11 ruas em 10 bairros cidade e no interior
Quinze dos 39 municípios da região decretaram situação de emergência por conta da estiagem. O último foi Quevedos, que assinou nesta quarta-feira o decreto em uma reunião dirigida pela prefeita Neusa Nickel (Progressistas) com seu secretariado e lideranças locais.
13 municípios da região já assinaram o decreto de emergência pela estiagem
Conforme levantamento divulgado pela Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi (Coomat), as perdas em Quevedos são significativas no soja (28%), milho (43%), gado de leite (15%), gado de corte (17%), horticultura (37%) e fruticultura (20%).
Já assinaram decretos as prefeituras de Agudo, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Jari, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, Santa Maria, São Gabriel, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul e Tupanciretã.
Em 20 minutos, Caçapava do Sul registra cerca de 60 milímetros de chuva
Por outro lado, Caçapava do Sul, além de sofrer com a estiagem, também enfrentou problemas com a chuva forte de terça-feira. Pelo menos 11 ruas em 10 bairros foram atingidas. A Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul) registrou chuva de 60 milímetros em 20 minutos.